Comentário das imagens expostas


domingo, 21 de agosto de 2011

Raide aos Picos da Europa e Gijón

Chamo-lhe um “raide”, porque usamos, eu mais a minha cara-metade, apenas 2 dias e uma noite para percorrer mais de 900 Km, visitas incluídas.

Como a viagem era para ser de moto, dei primazia ao trajecto, de forma a ser na sua maioria fora de auto-estradas, para assim desfrutar das curvas e da paisagem. Ciente de que as estradas espanholas não desiludem na sua qualidade, planeei por onde bem me pareceu, com preferência por áreas por mim desconhecidas e passar nos Picos da Europa.

Já bem dormidos (10h00!) arrancamos em direcção a “A Gudiña” pela autovia deles, que dista cerca de 40 Km, e depois disso rumamos em direcção a Ponferrada (http://www.vivaleon.com/ciudad_de_ponferrada_leon.htm) , uma cidade bem no interior, de dimensões
consideráveis, que a muitos passa despercebida, e a mim também, pelo que tenho pendente uma visita pormenorizada ao seu centro.
Sem olhar para trás, continuamos a bom ritmo até León, onde almoçamos sem demoras. Depois rumamos até aos Picos, mas desta vez escolhi um itinerário diferente do usual, que, passa em Potes. Assim, por entre escarpas fascinantes e sempre acompanhados por rios de montanha e vegetação centenária, subimos o maciço a Oeste, por “Oseja de Sajambre” e depois descemos a montanha, com curvas muito vagarosas e algo estragada nas curvas pela neve do Inverno. Já lá em baixo, foi sempre a andar, tendo-nos posto em pouco tempo em Gijón, muito com a ajuda da Autovia del Cantábrico – A8.

Visto o que havia para ver, no dia seguinte regressamos. Após uma breve hesitação, porque estava a ver que íamos demasiado cedo para casa, decidimos parar em Oviedo, uma cidade que por diversas vezes tinha passado ao lado. Acertada decisão! Descobrimos ser uma cidade bonita, agradável, cheia de locais de interesse e com muita história. Basta dizer que estiveram lá os romanos! 
Lá para o meio da tarde arrancamos para a última tirada e mais uma vez tivemos uma surpresa não prevista no nosso trajecto: a passagem por um maciço – o parque natural de Somiedo (http://www.parquenaturalsomiedo.com/), mesmo à entrada da província de Castilla y Leon.
Depois de mais umas dezenas de quilómetros voltamos a pisar Ponferrada e a partir daí foi mais do mesmo, com temperaturas bem quentinhas acima dos 32ºC.
Considero este um belo trajecto, e por isso estou perfeitamente à vontade de recomendar esta voltinha, que se “digere” muito bem, tanto em distância como em paisagens.

Um abraço.



1 comentário:

  1. Caro conpanheiro.

    o teu contributo para o blog é estraordinário. Tanto no conteudo como na sua apresentação. Tu não te limitas apenas a postar fotos ao acaso. Nota-se o cuidado na contrução do texto. Por isso os meus parabens!!!

    Quanto ao passeio uma vez mais o meu sentimento é de raiva... pois tenho muita vontade de fazer esse passeio com a minha cara metade.

    Por ultimo, mas não menos importante, faltam fotos vossas para complemento da reportagem.

    Abraço

    Filipe Lage

    ResponderEliminar