Comentário das imagens expostas


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dos Pisões à Venda Nova

Não é nada a propósito da nossa última viagem a Vieira do Minho, pois sempre que vou a Braga e tenho tempo, (de moto, claro!) vou por esta estrada.
Por isso resolvi falar deste pequeno tramo. É uma daquelas pequenas coisas que me fazem sorrir, Cada vez que lá passo, e cada vez que o faço, maior fica a vontade de regressar.
Pisões é uma localidade que deu nome à barragem (ou terá sido ao contrário?) e Venda Nova a mesma coisa, mas esta última sei que foi mesmo a barragem que adoptou o nome da aldeia.
A estrada que une estas duas localidades é a já anteriormente por mim aclamada N103; um troço renovado de curvas rápidas, com cerca de 16Km, com alguns cruzamentos, mas sem atravessar localidades, acompanhando de forma quase contínua o rio Rabagão.
O Inverno que passou não foi propriamente de seca, mas ambas as albufeiras estão abaixo do nível, o que torna a paisagem algo desoladora, mas para quem passa de moto pouca diferença faz, pois nem dá tempo para desviar o olhar da estrada, tal é o frenético das curvas.
De Chaves a Braga, é o troço que mais me entusiasma, e porquê? Porque as curvas são abertas e previsíveis, conferindo muita visibilidade, permitindo uma maior velocidade e implicitamente, maior diversão.
Tudo começa quando descemos dos Pisões. Um enlaçado de curvas e contra-curvas algo apertadas, desaguando numa pequena ponte sobre o rio Rabagão. Depois disso encontramos uma grande recta que termina numa curva algo intimadora para quem não a conhece, mas um verdadeiro desafio (em ir rápido) para os repetentes.
A partir daqui é um verdadeiro gozo: curvar e mais curvar sem cansar, até que encontramos uma curva anormalmente apertada, que me faz lembrar uma outra que lhe chamavam a “curva da morte”, devido aos inúmeros despistes dos mais incautos ou inábeis. Nada que se não se resolva: uma velocidade abaixo e um cheirinho no travão de trás e toca a acelerar à saída da curva. Perfeito! Quase me senti um piloto de MotoGP, pese embora o mastodonte que trago entre as pernas (atenção às más interpretações!)
E daí para diante é mais do mesmo, mas todas diferentes. Só provando é que dá gosto.
Dizem que o pior que se pode fazer para ter um acidente de moto é sair sem destino. Pois então, se simplesmente queres dar uma voltinha e não tens onde ir, vai dos Pisões à Venda Nova e regressa! Vais ver que vai ser divertido.
Um abraço e boa viagem.



1 comentário:

  1. Caro companheiro..
    É certo que estou de ferias com a família e isso é fundamental.. Mas não posso deixar de ficar com uma inveja inacreditável pois estou a 700 kms da minha querida GSA.
    Acredita que é quase doentio não passar mais de 5 minutos sem pensar na minha amada.
    Este desabafo só o digo neste blog pois aqui encontrão-se as únicas pessoas capazes de entender o que digo......

    Quanto a tua reportagem eu sei bem o que sentes face a esta estrada pois já a fizemos inúmeras vezes e comentamos ainda mais.
    Por ultimo, se o que levas entre as pernas é um matrodonte o que dirá a concorrência pois a Pesar dos aspectos racings ficam a kms de distancia.

    Um abraço e parabens pelo excelente contributo neste blog! !

    Filipe Lage

    ResponderEliminar