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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mundial de Superbikes em Portimão


A Catarina preparada para o mau tempo

Com uns bilhetes “low cost” e muita vontade de virar quilómetros na moto, eu e a Catarina na minha “RaTa” e o Xavier mais a sua companheira na sua GS, rumamos a Portimão para ver a última jornada do Mundial de Superbikes. Tomamos o caminho mais divertido, mas mais demorado – Chaves – Mirandela – Vila Flor – Pocinho, onde constatamos com agrado que a nova IP2 já está aberta em toda a sua extensão até à A25 (cerca de 70 Km, pena o limite de velocidade ser só de 90 Km/h) – Guarda – Covilhã – Fundão – Castelo Branco - Portalegre – Estremoz – Évora – Beja – Lagos.
Xavier e a Carla na sua GS
Saímos por volta das 16H00 e às 00h15 estavamos à porta do nosso alojamento. Nada mau para um percurso com tantas limitações de velocidade e algumas paragens.
No dia seguinte fomos ver os treinos. Tivemos oportunidade de ir ao Paddock para ver as celebridades e toda a pafernália de camiões de assistência das equipas. Aí deu para verificar que a exuberante namorada do Marco Melandri (Manuela Raffaetà) é mais favorecida na televisão do que ao vivo!
A Manuela Raffaetà ao vivo e a cores
Ficamos um bocadito desiludidos no acesso ao Paddock, pois julgava que o passe também dava para ir ao “pit lane” ver as motos dos campeões nas suas garagens. Este ano a organização do evento aburguesou e limitou (e encareceu) mais os acessos do que no ano passado, ano de estreia.
Em compensação demos a volta à pista a pé, de bancada em bancada, procurando a aquela que nos desse a melhor perspectiva das motos para o dia das corridas. 

Carlos Checa em acção, vencedor da 1ª manga

O dia, apesar de curto, ostentava temperaturas que faziam inveja ao Verão e por isso fizemos questão de ir até à praia, e surpresa (!), a água estava óptima, mesmo ao anoitecer, coisa que nunca a encontrei assim noutros anos, em pleno Verão.
No Domingo foi o dia das corridas. Constatamos, porque é que o Carlos Checa é campeão do Mundo, ao ganhar com astúcia e perícia a primeira manga de SBK e na segunda ganhou o Marco Melandri com uma Yamaha, marca esta, que já anunciou que se vai retirar desta competição. Tenho pena que aconteça, ainda por cima com uma moto competitiva que ficou em 2º lugar do campeonato.

Marco Melandri, vencedor da 2ª manga

Nas Supersport não houve grande história. O já campeão do mundo Chaz Davies voltou a dominar sem dar hipóteses. Destaco o nosso Miguel Praia, que apesar de sair algo atrasado na grelha (13º), recuperou até um meritório 8º lugar.
Miguel Praia
Depois disto, restou-nos “dar corda aos sapatos” e pôr-nos no caminho de regresso a casa. Para variar e como era véspera de dia de trabalho viemos pela auto-estrada – A22 – A2 – A13 – A1 – IP3 – A24. Com partida às 16H30, cerca das 22h30 já estávamos em casa.
E com isto fizemos uma tripla despedida: do mundial de Superbikes, do bom tempo e das SCUT de borla. Que tristeza! Para o ano há mais… se a crise assim o permitir!

Uma rara Victory Vision Tour  no estacionamento do Autódromo


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