A estrada nacional N103 estende-se de Bragança a Neiva (situada 11Km a sul de Viana do Castelo, pela N13), numa extensão total de 265 Km e quase 5 horas de viagem, a uma velocidade legal.
CHAVES fica pelo caminho, a 96 Km de Bragança, e é exactamente por este inebriante troço que vamos viajar.
Quem diz que a Route 66 é espectacular? Qual quê! A N103 é que é a verdadeira estrada, a dos puristas - aqueles que gostam de desafiar a gravidade nas curvas. Mas não numa Harley, claro!
Começamos na extensa recta que antecede Faiões e a partir daí toca a bailar montanha acima: curva à direita, curva à esquerda e contra-curva. Confesso que custa um pouco ao início, com curvas bem apertadas, sem visibilidade, mas ao atingir a famosa Bolideira (a rocha que dizem que oscila - eu nunca vi ) começamos a descer, e nessa altura já temos os pneus quentes e o coração a ferver.
Passamos Tronco e depois de fazermos um cotovelo bem apertado e mais qualquer coisa, atingimos a aldeia que quase podia ser vila: Lebução. Aqui passamos por um bar/gasolineira com um nome muito motard - "Harley Davidson Café - Snack Bar" , bem ao estilo Route 66. Até tinha uma moto a fazer de reclame, mas os amigos do alheio não aguentaram e roubaram-na. O bar já teve uma decoração em conformidade com o nome. Agora, já com o 3º dono, está decorado para ser acolhedor e agradável para ir lá tomar um cafezinho (recomendo).
Passamos Tronco e depois de fazermos um cotovelo bem apertado e mais qualquer coisa, atingimos a aldeia que quase podia ser vila: Lebução. Aqui passamos por um bar/gasolineira com um nome muito motard - "Harley Davidson Café - Snack Bar" , bem ao estilo Route 66. Até tinha uma moto a fazer de reclame, mas os amigos do alheio não aguentaram e roubaram-na. O bar já teve uma decoração em conformidade com o nome. Agora, já com o 3º dono, está decorado para ser acolhedor e agradável para ir lá tomar um cafezinho (recomendo).
A partir desta altura as curvas começam a ser mais abertas: um explícito convite para elevar o ritmo, mas mal descemos a montanha, o rio Rabaçal, teimoso e imponente, obriga-nos a fazer mais umas curvas bem lentas e pronunciadas. Mas não interessa, enquanto negociamos com as curvas, tudo passa rápido, até que atingimos Rebordelo, terra onde nos encontramos com o cruzamento para a N315, que vem de Mirandela, via "Bouça".
A partir daí é "ver se me apanhas". O bom piso e as curvas largas, dão visibilidade e confiança para nos esquecermos que estamos numa nacional. Lembra-nos de vez em quando, os caprichosos 50 dos sinais de limitação de velocidade, quando atravessamos dois ou três lugarejos, que nem aldeias são, e aí há que ter cautela, pois a Gê-Ene-Erre, costuma estar por lá à espreita dos incautos... quero dizer... dos imprudentes.
E assim chegamos a Vinhais, uma vila de "risca ao meio" (terra com uma só estrada e casas nas bermas). Uma terra que lhe tem custado afirmar-se devido a uma geografia rigorosa e uma metereologia ao mesmo nível, mas com gente rija e hospitaleira e muito bom fumeiro! Também dizem ter por lá um parque biológico, mas eu nunca o vi.
Não há tempo para reflexões. O gado bovino abunda por aqueles lados e não gostaria de ter um "tête-a-tête" com ele. Há que estar atento.
Com menos de 1/3 do percurso (31 Km) para percorrer, começamos assim um troço de curvas exigentes que nos leva ao rio Tuela. São as minha preferidas . Difíceis por serem algo apertadas mas com boa visibilidade, o que nos dá um impulso para sermos mais atrevidos.
Neste troço as limitações de velocidade são reduzidas. Apenas 1 aldeia (Vila Verde) e uns quantos cruzamentos com estradas secundárias. Um verdadeiro oásis quanto a limitações e regras, no formigueiro em que vivemos.
E assim chegamos à velha cidade de Bragança. Se gostaste do passeio e soube-te a pouco, então volta para trás e terás o dobro das sensações!
Boas curvas
Poderemos conciderar que realmente esta é a primeira mensagem postada com verdaderio interesse motociclistica !!! e dai MEUS PARABENS!!
ResponderEliminarQuanto a mensagen posso apenas acrescentar que a pedra da bolideira abana na verdade mas devido ao seu tamanho apenas se verifica atravez de um pauzito que normalmente la se encontra.
Tudo o resto eu assino por baixo pois sem duvida que é uma estrava que conheco bem e me dá especial gozo fazela de punho virado... mesmo que seja a Chover ... He ! He! hE! " LEMBRAS-TE Mario".
Abraço
Filipe Lage
Realmente lembro-me de um "inconsciente" que nem sequer esperou que se gastasse a goma dos pneus novos, mesmo com chuva, para andar rápido. Valeu-te o anjo da guarda motard...
ResponderEliminarMário
Bem postado, quando vai ser? para eu comprar uma bateria nova.
ResponderEliminarConsta que a Route 66 foi assassinada por uma Estadual (Auto Estrada), espero que não aconteça o mesmo com esta.
Por falar em Harley, conheço um indivíduo que tem uma "HONDIMITAÇÃODEHARLY", espero vê-lo à minha frente a raspar os pousa pés,
Cumps.
Um dia destes vou-vos acompanhar!!!
ResponderEliminarja preparei a minha (cabrita amarela)é só telf...
boas curvas...
Um abraço.
Essa cabra amarela de que falas tem tantas teias de aranha no escape, que mais parece que tem catalizador.
ResponderEliminarO amarelo já está tão desbotado que parece café com leite (galão feito de cevada).
Segundo ouvi dizer, essa cabra faz mais barulho do que anda, um dia destes vou-te emprestar uma mota a sério, pode ser que lhe tomes o gosto, ha ha!!
Tu tens é inveja da minha cabrita....
ResponderEliminarse te apanho na estrada a minha frente,até roças os patins no asfalto,eheheh!!!
abraço.
Meus caros Chuca e Lando, isto de "enterrar" a moto no Inverno não está com nada. Penso que o Lando já deve ter a cabra amarela fora de serviço há várias décadas! :)
ResponderEliminarHá que desibernar!!! Não falta onde ir, desde que haja alcatrão. E mais vale que seja agora, antes que o barril do pitrol suba para os 200 ou 300 dólares e depois têm que ficar mesmo na garagem e só dar uma voltita por ano, só para matar o vício.
Bem dito. Eu tenho algum tempo livre em alguns domingos, vamos ver se dá para desibernar!!!
ResponderEliminarCumps.