Há uma série
de anos, saiu a série MT, com a espectacular MT-01 e a mais humilde MT-03.
Ambas tiveram em comum o pouco sucesso comercial, e por isso acabaram com a sua
produção. Nos últimos anos lançaram a MT-09 e a MT-07 e essas sim foram um sucesso
total, devido ao acertado das suas linhas e a boa relação qualidade-preço do
produto.
Há um par de
anos lançaram outro exito de vendas – a MT09 Tracer e por fim, este ano saiu ao
mercado a Tracer 700.
Com todos
estes sucessos, este ano reordenaram a gama e repartiram-na por vários
sectores: a linha MT nas hyper nakeds, a linha XSR nas sport heritage e as
Tracer nas desportivas e turismo.
Desloquei-me
ao concessionário da Yamaha em Barcelos – Motociclos Jorge Moreira, sem
qualquer intenção e deparo-me com a Tracer 700 acabadinha de chegar, pronta a
ser estreada.
Tentador. Não
é propriamente a moto dos meus sonhos, mas é sempre interessante ver como andam
as modas. Depois de muita insistência e simpatia por parte da proprietária, não
pude evitar aceitar a oportunidade.
A Tracer 700 é
uma moto feita para gostar dela à primeira vista. As linhas são harmoniosas e
sedutoras e incitam à aventura. Mas não é só o seu estilo aventureiro que a
tornam atractiva. Vista ao pormenor, tem componentes de excelente qualidade
para o seu segmento e preço. Destaco o basculante em alumínio fundido, o sistema
de escape, os pousa-pés e a pega do passageiro, os piscas dianteiros integrados
no volante, a cúpula regulável em altura..
Posto ao
volante, fui com passageiro, a minha filha. Senti a moto um pouco curta, mas
foi uma sensação temporária, pois vinha da Transalp. A embraiagem e a caixa de
velocidades funcionaram sem reparos e o motor, com uns substanciais 74,8 cv, desenvolve-se
com alegria provocando interiormente uma reflexão instantânea que nos faz
perguntar “para que quero mais?”.
Notei as suspensões
algo duras, mas teria que andar mais uns Km para tirar mais elacções. Penso que
não são reguláveis, ademais da traseira em compressão.
A cúpula, regulável em altura |
Os travões,
com ABS, cumprem o seu cometido, sem brilharem, mas tem como nota positiva, a
manete do travão ser regulável.
Conforme disse
anteriormente, a cúpula é regulável à mão em toda a sua extensão, com dois
parafusos, mas a verdade é que na sua posição mais alta, parece que está na
mais baixa, ou seja, protege pouco.
O conta-rotações, bem projectado, simples e visível |
As asas do
passageiro são muito bonitas e estão muito bem integradas na moto, mas a
passageira realçou que são pouco práticas para se agarrar.
Os
retrovisores são bonitos e de fácil regulação.
O quadro de
bordo é todo digital. Está na moda, mas eu sou partidário que um mostrador deve
ser visível numa breve vista de olhos, e o digital está a ir contra este meu
princípio. Quando vamos a conduzir, quanto mais tempo tenhamos os olhos na
estrada, mais seguros vamos.
Pormenor do escape e do basculante de alumínio |
Neste caso, o mostrador
da Tracer está muito bem projectado: o conta-rotações abaixo, com longas barras
que lhe conferem boa visibilidade (um defeito muito comum noutros
conta-rotações), o velocímetro à direita, o indicador de velocidade engrenada
ao centro e o nível de combustível acima à esquerda.
Pneus 180 mm Michelin Pilot Road 4 |
Já que o
espírito é de aventura, atrás poderia ter uma pequena grelha para levar
pequenos embrulhos.
As rodas são
para declaradamente para estrada, com 17’’. O pneu de trás tem 180 mm de
espessura. Dá mais estilo, mas para a potência que tem, 160 mm seria mais que
suficiente. Destacam-se os pneus, uns excelentes e duráveis Michelin Pilot Road
4.
Por fim, vamos
ao preço. Ronda os 8.500€, já com todas as despesas de matriculação,
transporte, etc..
Olhando para a
concorrente mais directa, a Honda NC750X, custa esta 7800€ e tem soluções muito
interessantes, mas a verdade é que a Tracer, além da elasticidade e potência do
motor, tem componentes de muito melhor qualidade, que na minha óptica valem bem
a diferença.
A minha cor preferida- Radical Red |
Apenas pergunto. Fizeste um teste drive completo como este tuga fez ????
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=YjzH470emmo
Abraço !!!!
Companheiro, a moto que me indicas é a Tracer 900, que só há poucos dias tive oportunidade de experimentar. Posso-te por isso agora dizer, apesar eu de não saber fazer cavalinhos, que deverá ser uma das coisas que pode fazer melhor!
ResponderEliminar