Desde criança que ouço falar do Reigaz. Sem nunca ter perguntado até agora o que significa, para mim sempre soou a velocidade furiosa e desenfreada por aquela estrada, sem regras nem limites. Para mim o Reigaz, é o rei do gás, rei da velocidade.
Mas afinal o que é que significa? É o nome que chamam a um troço de estrada nacional (EN2) entre Sabroso de Aguiar e Oura (Vidago), com cerca de 4,5 Km de longitude, constituído por um enlaçado de curvas e contra-curvas. O seu nome, suponho eu, deve-se ao alto do Reigaz, imediatamente a Norte de Sabroso de Aguiar e à ribeira do Reigaz, que nasce naquele alto e acompanha a Oeste, esta estrada.
Porque é que eu a intitulo de mito? Porque quando alguém queria ou quer demonstrar a sua habilidade e destreza com o volante, falava das curvas do Reigaz. É por isso um mito, o meu mito. Mas não só. Actualmente quando lá passo de moto, não consigo evitar abrir um pouco o gás por entre aquelas curvas cheias de segredos e de emoção, cujo traçado se desenrola pacificamente, longe de qualquer “ameaça” humana.
Um mito sem história decerto, mas em Chaves isso já é usual. Temos o famoso presunto, sem que ninguém o produza em quantidades proporcionais à sua fama, temos a fértil veiga de Chaves, que apenas serve de pasto e forragem para as vacarias, os pastéis de Chaves feitos à moda de qualquer terra. Enfim, temos a fama em muito, e o proveito em nada.
E tu, o que é que sabes sobre o Reigaz?