Reconheço que este comparativo é um pouco esquisito,
pela diversidade de motos de categorias diferentes.
O motivo desta
reunião estranha é muito simples. As mesmas são as minhas finalistas para a
escolha da minha próxima moto.
Eu sempre fui
de motos de estrada, com carácter desportivo, mas sendo consciente de que
quando se quer fazer muitos quilómetros seguidos há que ter um mínimo de
conforto, na prática, em busca desse equilíbrio, acabei por ter de tudo um
pouco.
Perspectiva sensual da Africa Twin |
O mesmo aconteceu
nesta minha selecção. A Africa Twin, com as suas rodas raiadas de 21 e 18
polegadas e câmara de ar, é uma trail com forte caracter todo terreno; A
Multistrada é uma trail maioritariamente estradista, mas cuja roda dianteira de
19 polegadas lhe dá alguma versatilidade para sair por caminhos e subir
passeios; a R1200RS é uma sport-turismo com uma vertente extra de conforto,
dado pelo seu guiador um nadinha mais levantado que o normal e a possibilidade
de levar malas rígidas laterais e top case. Por fim a Crossrunner, que é uma
versátil moto de estrada, com tudo aquilo que tem a eterna sport-turismo VFR
clássica (rodas, motor, quadro), mas com a configuração de uma trail.
Esta última, a
Crossrunner, foi a última incorporação que fiz ao lote, porque me pareceu a
melhor relação qualidade-preço. Tem o comprovado, mítico e fantástico motor V4 de 800cc, com tecnologia VTEC, ciclística de primeira linha, tudo evoluído ao longo
de décadas. Ademais toda a iluminação é de tecnologia led, controle de tracção
com dois níveis, ademais do já obrigatório ABS.
A única coisa que lhe está a
passar factura no seu sucesso comercial são as suas linhas pouco apelativas,
ao contrário do que está a acontecer à outra moto da minha selecção – a Africa
Twin, um verdadeiro sucesso de vendas.
A Crossrunner com todos os seus opcionais |
O motivo
principal pelo que adicionei a Africa Twin foi pela sua cativante estética, a
excelente qualidade dos seus componentes e a sua ligeireza (ver teste anterior). O único problema é que tem características
inequívocas que favorecem o todo-terreno (rodas, pneus, suspensões), que implicam
penalizar a dinâmica em asfalto. E logo para mim que tenho poucas intenções de por
os pés na terra...
A Multistrada 950 com malas laterais |
A Multistrada
950 está “a sair do forno”. As suas linhas são quase decalcadas da sua irmã
maior 1200, mas herda alguns componentes da Enduro e com isso fica mais
versátil, com uma roda de 19 polegadas à frente, com mais distância ao solo e
outros detalhes de conforto.
Por fim a R
1200 RS. Esta moto está noutro nível, não só pelo preço, mas também por toda a
tecnologia e equipamento de que dispõe. Mas há sempre a possibilidade de
comprá-la semi-nova, e com isso o preço nivela-se pelas outras em estado novo.
A RS tem as suspensões
A BMW no seu look mais desportivo, sem opcionais |
Para ser mais
preciso e exaustivo no meu critério de escolha, procedi à elaboração de um
quadro, donde pretendo de uma forma objectiva ou subjectiva (gosto pessoal)
realçar os aspectos mais importantes e atribuir-lhes um valor de 0 a 5,
mediante o nível de importância que lhe atribuo. São criadas duas secções. A dos
itens que gosto (positivo), e aqueles que não gosto (negativo) e depois faço um
sub-total para cada secção. No fim da tabela aparece a classificação final,
donde se soma o sub-total dos “gosto” com os “não gosto”.
Aquela que no final reúna maior número de pontos positivos, é teoricamente
a grande eleita, mas como estamos a comparar motos de segmentos diferentes, atribuo-lhe
a cada uma a sua classificação específica de acordo com o seu segmento.Tabela comparativa (clicar para ver maior) |
Segue-se um quadro donde constam os dados da altura do assento e donde se pode ver a posição relativa dos diversos componentes, como é a altura do guiador, o espaço que vai do assento do piloto até ao guiador (o valor indicado não é métrico/real, é apenas comparativo), a altura da moto ao chão, etc.
Comparativo Multistrada 950 - Africa Twin - R1200RS |
Ali podemos
verificar que a BMW é a que tem a altura de assento mais baixo (a diferença
apreciada parece-me um pouco desproporcionada, mas foi o que deu, procurando
que as imagens tivessem a mesma proporção…) e a Africa Twin, mais alto, a
altura do guiador é praticamente igual na Africa Twin, na Ducati e na
Crossrunner e mais baixo na BMW.
Comparativo Crossrunner - AfricaTwin - R1200RS |
A distância do
motor ao solo é nitidamente mais alto na Honda, mas a altura da Ducati e da Crossrunner pouco maior é que a da BMW.
Por fim podemos ver que a BMW é aquela que tem mais espaço longitudinal
do assento do piloto até ao guiador.
Este
comparativo é meramente estatístico, cujo objectivo é dar aos leitores detalhes
que não saltam à primeira vista e com isso ajudar a decidir por um ou outro
modelo.
Espero que
este estudo sirva de alguma coisa, como me serviu a mim. Bom proveito!
Boas companheiro.
ResponderEliminarQuanto ao post tenho a salientar o meu desagrado pois não colocaste a minha amada na corrida, o que significa que nunca a ponderas-te !!!! ou então sabias que limpava tudo... ;)
Relembro que a minha amada usada vai para os valores das outras novas. Mas, ficas perdoado pois a foto de capa esta espetacular .....
Quanto ao post em si ... enfim como dizes e bem é muito pessoal, mas dá um panorama bastante real destes modelos.
Uma vez mais meus parabens pela contribuição deste nosso blog.
Abraço
Filipe Lage
Caro amigo,
ResponderEliminarComo tu bem dizes, a tua amada é tua, eh eh eh!
Ademais, como tu bem sabes a 1200, mesmo usada, apesar de muito procurar, os valores passaram sempre os limites do meu orçamento.
Ademais gosto mais da configuração sport-turismo do que trail.
Ademais, quando andares com a minha eleita, tens a oportunidade de andar com algo diferente!
Obrigado pelas tuas amáveis palavras.
Não sei se é por seres o único, mas és o meu fã preferido! :)