Comentário das imagens expostas


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Scottoiler - Trata a tua corrente como se fosse um veio

Há muito que conheço a sua existência, mas nunca tive a oportunidade de o usar pois nos últimos anos tenho motos com veio.
Comando do esystem
A transmissão por corrente tem desvantagens. Regra geral, de 500 em 500Km tem que se olear, suja-muito e suja a jante. A duração é muito limitada, dependendo da qualidade do material e do tipo de uso, mas durará em média entre 20 e  30.000 Km. Tem como vantagem transmitir toda a potência à roda de forma directa, sem movimentos bruscos e para além disso o custo não é exorbitante (conjunto de transmissão pinhão + corrente -100 a 200€).
Reservatório e bomba do vsystem
Interessa saber que a transmissão por veio inverte as desvantagens e vantagens da corrente, mas ao avariar a sua substituição é muito onerosa (1500-2000€), sendo que esse valor daria para substituir conjuntos de transmissão de corrente para toda a vida da moto – cerca de 200.000Km.
Visto isto, o Scottoiler acaba por obviar a desvantagens da corrente com um investimento relativamente baixo. Para o sistema reclamam as seguintes vantagens:
Gotejador duplo da corrente (opcional)
·         Aumenta a potência até 10cv (tenho dúvidas, acredito se for só 0,1cv);
·         Multiplica a vida do kit de transmissão entre três y sete vezes (chegava bem duas vezes);
·         Não deixa gordura pegajosa na jante;
·         Não se perde tempo a limpar e olear a corrente;
·         Muito eficiente: só uma gota por minuto é suficiente para proteger a corrente e juntas;
·         Percorre mais de 18.000 km sem reabastecer o sistema (com o depósito de mais capacidade - Touring kit );
·         Fácil de instalar: não faz falta uma oficina/mecânico.
Em Portugal a Scottoiler é comercializada pela LandParts sediada na Maia – Porto e vende on-line (http://www.landparts.com/index.php/c/216/in/scottoiler.html) Preço – de 110€ (mais simples - vsystem) a 255€ (sistema eléctrico – esystem).
Esquema de funcionamento do vsystem
Em Espanha os valores são ligeiramente mais baixos (107€/235€), mas tem uma informação exaustiva sobre o funcionamento de cada um dos sistemas e montagem, pelo que vale a pena visitar a página, nem que seja só para esse efeito (http://www.scottoiler.es/).


O sistema está mais que testado e confirmado, tanto mais que a BMW (não sei se a KTM também) comercializa este produto com a sua marca, na sua rede de concessionários.
Escusado será dizer que este acessório só compensa para aqueles que andam regularmente de moto. Há quem tenha a moto durante uma vida e nem chega a mudar-lhe um conjunto de transmissão!

Sem comentários:

Enviar um comentário