Há muito que conheço a sua existência,
mas nunca tive a oportunidade de o usar pois nos últimos anos tenho motos com
veio.
Comando do esystem |
Reservatório e bomba do vsystem |
Interessa saber que a transmissão por
veio inverte as desvantagens e vantagens da corrente, mas ao avariar a sua substituição
é muito onerosa (1500-2000€), sendo que esse valor daria para substituir conjuntos
de transmissão de corrente para toda a vida da moto – cerca de 200.000Km.
Visto isto, o Scottoiler acaba por
obviar a desvantagens da corrente com um investimento relativamente baixo. Para
o sistema reclamam as seguintes vantagens:
Gotejador duplo da corrente (opcional) |
·
Aumenta
a potência até 10cv (tenho dúvidas, acredito se for só 0,1cv);
·
Multiplica
a vida do kit de transmissão entre três y sete vezes (chegava bem duas vezes);
·
Não
deixa gordura pegajosa na jante;
·
Não
se perde tempo a limpar e olear a corrente;
·
Muito
eficiente: só uma gota por minuto é suficiente para proteger a corrente e
juntas;
·
Percorre
mais de 18.000 km sem reabastecer o sistema (com o depósito de mais capacidade
- Touring kit );
·
Fácil
de instalar: não faz falta uma oficina/mecânico.
Em Portugal a Scottoiler é comercializada
pela LandParts sediada na Maia – Porto e vende on-line (http://www.landparts.com/index.php/c/216/in/scottoiler.html)
Preço – de 110€ (mais simples - vsystem)
a 255€ (sistema eléctrico – esystem).
Esquema de funcionamento do vsystem |
Em Espanha os valores são ligeiramente
mais baixos (107€/235€), mas tem uma informação exaustiva sobre o funcionamento
de cada um dos sistemas e montagem, pelo que vale a pena visitar a página, nem
que seja só para esse efeito (http://www.scottoiler.es/).
O sistema está mais que testado e
confirmado, tanto mais que a BMW (não sei se a KTM também) comercializa este
produto com a sua marca, na sua rede de concessionários.
Escusado será dizer que este acessório só compensa para aqueles que andam regularmente de moto. Há quem tenha a moto durante uma vida e nem chega a mudar-lhe um conjunto de transmissão!
Sem comentários:
Enviar um comentário